Amortização Descomplicada 2024: Saiba como pagar seu financiamento pela metade do tempo

Amortização Descomplicada 2024: Saiba como pagar seu financiamento pela metade do tempo

Se você está sonhando em quitar seu financiamento imobiliário e quer desbravar o caminho da amortização descomplicada em 2024, este blog é para você. Isso mesmo, acompanhe esse conteúdo até o final que iremos te ensinar através de alguns passos simples e práticos como pagar seu financiamento pela metade do tempo. Vamos lá!

O que é amortização do financiamento imobiliário?

Antes de iniciarmos nosso guia, você precisa saber que fazer a amortização de um financiamento imobiliário é como dar passos rumo à quitação da sua casa. Quando você financia um imóvel, pega emprestado uma quantia de dinheiro para comprá-lo e precisa devolver esse valor ao banco, certo? A amortização é o jeito organizado de pagar essa dívida ao longo do tempo.

Então, fazer amortização em um financiamento imobiliário é como um plano de pagamento que, a cada prestação, te aproxima mais da sonhada quitação do empréstimo, dando um passo importante rumo à propriedade total do seu lar.

O legal da amortização é que, ao reduzir o valor do financiamento, você também reduz os juros que paga nas próximas parcelas. É como se estivesse gradativamente tirando um peso das suas costas!

Agora, separamos alguns passos importantes que você precisa saber para quitar seu imóvel sem dor de cabeça, são eles: 

Passo 1: Entenda Seu Financiamento

Nesse momento, pegue o contrato do seu financiamento. Nele, você encontrará algumas informações importantes, como a taxa de juros, prazo e valor das parcelas. Familiarize-se com esses números, pois eles serão importantes posteriormente.

Passo 2: Escolha o Método de Amortização

Existem duas opções para fazer a amortização: reduzir o tempo do financiamento adiantando o pagamento das parcelas ou diminuir o valor das prestações mensais.

A primeira opção é ótima para quem tiver com uma graninha extra, porque aí tem a opção de quitar tudo mais rápido, economizando nos juros e taxas. Clique aqui para ver um vídeo e entender como isso funciona na prática

Agora, se as coisas estão um pouco apertadas financeiramente, você pode optar em diminuir o valor das parcelas, mesmo que isso não encurte o tempo total do pagamento, você ainda sim ganhará um fôlego extra nas suas despesas mensais. Muito bacana, né?

Passo 3: Faça um Planejamento Financeiro 

Analise suas finanças e crie um planejamento. Inicie identificando quanto você pode destinar mensalmente para a amortização do seu financiamento  sem comprometer suas despesas essenciais.

Nesse momento vale tudo, principalmente a utilização de recursos extras como: Bônus, 13º salário, herança, FGTS ou qualquer ganho inesperado. Vale lembrar que para essa operação, é possível utilizar o saldo do FGTS a cada 12 meses. Então, não deixe de destinar esses recursos extras para pagamentos adicionais. Cada real adicional faz diferença!

De tempos em tempos não esqueça de reavaliar seu planejamento  e sua estratégia de amortização. Com isso, faça ajustes conforme suas condições financeiras. Se sentir dificuldades, não hesite em procurar a orientação de um consultor financeiro. Ele pode fornecer insights valiosos para otimizar sua estratégia.

Lembre-se, o caminho para quitar seu financiamento  pode parecer longo, mas cada passo dado é uma vitória. Gostou deste artigo sobre como fazer uma amortização descomplicada de um financiamento imobiliário? Então, continue acompanhando nosso conteúdo por aqui. Até breve! 

Compartilhar

Atendimento por Whatsapp

Por favor, preencha os campos abaixo
para iniciar o seu atendimento
(*campos obrigatórios).

Atendimento por Telefone

Por favor, preencha os campos abaixo
para iniciar o seu atendimento
(*campos obrigatórios).

Atendimento por email

Por favor, preencha os campos abaixo
para iniciar o seu atendimento
(*campos obrigatórios).

Trabalhe conosco

Por favor, preencha os campos abaixo e anexe seu currículo.