Transformação Urbana: Conheça o Projeto Centraliza Goiânia e seus Impactos no Centro da Cidade

Transformação Urbana: Conheça o Projeto Centraliza Goiânia e seus Impactos no Centro da Cidade

Se você é morador de Goiânia, com certeza já deve ter ouvido falar ou visto alguma divulgação sobre o novo projeto da Prefeitura, Centraliza Goiânia. Mas afinal, você sabe o que é esse projeto e como ele irá impactar a região central da cidade? Se não, fique com a gente até o final desse conteúdo e conheça tudo sobre esse novo projeto.

Centraliza Goiânia: Mais que um projeto, uma transformação

Ao percorrer o centro, é provável que já tenha percebido que é um local encantador, necessitando apenas de pequenos ajustes. Pensando nisso, a prefeitura de Goiânia que visa revitalizar e modernizar o coração da cidade, implementou o Centraliza Goiânia.

O projeto fez parte das comemorações dos 90 anos da cidade, em 2023, e abrange uma série de melhorias urbanas e estruturais, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais agradável aos moradores da região e tocar diversos pontos no intuito de fomentar o turismo, o comércio, a cultura e a gastronomia no Centro de Goiânia. 

Por que o centro de Goiânia?

Quem mora em Goiânia sabe que a região central tem um papel fundamental na história e identidade da cidade. Então, ao investir nesse local, a Prefeitura não só quer resgatar o charme histórico, mas também torná-lo novamente um ponto de referência cultural e social.

O que está incluso no Projeto Centraliza Goiânia?

Conforme a proposta apresentada pela prefeitura de Goiânia o projeto inclui:  

 – Requalificação de espaços públicos e estímulo à atividade comercial

Segundo o projeto, “o Jóquei Clube está programado para se tornar um centro gastronômico, além de abrigar a Secretaria Municipal de Esportes”. Em outra mudança, o Grande Hotel será designado como a sede da Secretaria Municipal da Cultura, focando em atividades culturais e oferecendo aulas de música, teatro e artes plásticas. Muito bacana, né? Além disso, há a intenção de, por meio de parcerias, compartilhar a gestão do Mercado Central na Rua 3, transformando-o em uma atração turística.

O Bosque dos Buritis também está na lista de transformações, com um foco renovado em turismo e no desenvolvimento de uma área dedicada ao lazer, saúde e cultura. Uma iniciativa adicional é o programa “Adote uma Viela”, que, da mesma forma que o bem-sucedido “Adote uma Praça”, irá funcionar por meio de parcerias para repaginar e cuidar desses espaços urbanos.

– Melhoria na mobilidade urbana e segurança

 O projeto inclui a pedestrianização de um trecho da Av. Anhanguera, promovendo uma mobilidade mais eficiente. Os eixos temáticos propostos pela prefeitura de Goiânia têm como objetivo “levar goianiense de volta à emblemática região da cidade para morar, divertir, conhecer, trabalhar, estudar, investir, conviver e se desenvolver”, diz o documento.

Quanto ao amplo estacionamento do Parthenon Center, a prefeitura planeja utilizá-lo para atender à demanda da região, buscando soluções para as necessidades de estacionamento.

Entre as demais medidas, estão previstos postos permanentes da Guarda Civil Metropolitana e uma priorização da circulação de pedestres, além da criação de uma rota turística com guias e ônibus. O teleférico do Mutirama deve finalmente começar a operar e a Avenida Goiás deverá fechar para a circulação de carros aos domingos, nos moldes da Avenida Paulista, em São Paulo.

Segundo a prefeitura, o objetivo é solucionar problemas de infraestrutura, segurança pública e mobilidade por meio de atrações e incentivos que se complementam e que culminam na ocupação do espaço público.

– Incentivos Fiscais para o Desenvolvimento Urbano

A isenção fiscal será também uma maneira de incentivar a ocupação da região e tentar atrair comerciantes e moradores. Segundo o projeto, estacionamentos terão isenção total do IPTU por 15 anos; imóveis comerciais terão por três anos e residenciais por cinco, além de descontos e outras vantagens por um período maior de tempo.

Além disso, o projeto também inclui, segundo informações da prefeitura, benefícios fiscais para comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários. Isso significa que negócios que se estabelecerem ou realizarem melhorias na área poderão contar com benefícios tributários, como a isenção do IPTU, sendo 100% por 3 anos e 40% por mais 2 anos. Os imóveis comerciais que passarem por processos de retrofit, restauração que preserva a arquitetura original, receberão 100% de isenção do IPTU por 5 anos e 40% por mais 3 anos. Veja mais sobre as isenções fiscais clicando aqui. 

Quais os impactos positivos esse projeto irá trazer para a comunidade?

Geração de Empregos: Com a chegada de novos empreendimentos, espera-se a criação de empregos diretos e indiretos, beneficiando a população local.

Valorização Imobiliária: A revitalização do Centro tende a atrair investimentos, refletindo em uma valorização dos imóveis da região.

Fomento Cultural e Social: Espaços culturais, eventos e atividades recreativas serão incentivados, promovendo um ambiente mais dinâmico e vibrante.

O Centraliza Goiânia é mais que um projeto urbano; é um compromisso com o futuro, uma oportunidade de criar uma cidade mais sustentável, vibrante e conectada. Fique atento às novidades e faça parte dessa transformação!

Gostou do conteúdo? Compartilhe e continue acompanhando o nosso blog.

Compartilhar

Atendimento por Whatsapp

Por favor, preencha os campos abaixo
para iniciar o seu atendimento
(*campos obrigatórios).

Atendimento por Telefone

Por favor, preencha os campos abaixo
para iniciar o seu atendimento
(*campos obrigatórios).

Atendimento por email

Por favor, preencha os campos abaixo
para iniciar o seu atendimento
(*campos obrigatórios).

Trabalhe conosco

Por favor, preencha os campos abaixo e anexe seu currículo.